Grupo de Informação e Documentação em Arte Latino-americana

Grupo de Información y Documentación sobre Arte Latinoamericano / Information and Documentation on Latin American Art Group

Sobre o grupo arteLA

O Grupo de Informação e Documentação sobre Arte latino-americana foi formado durante a Conferência Anual 41 ARLIS /NA. Participar da Conferência foi uma oportunidade única de entrar em contato com as discussões mais atuais que permeiam os serviços de informação em arte. A Conferência também serviu como uma plataforma para a discussão de questões técnicas, de pesquisa e desenvolvimento relacionados à Ciência da Informação. Esta experiência , que foi possível graças a uma Getty Foundation, reuniu quinze profissionais da informação especializados na América Latina. Este grupo, depois de ter sido estimulado por essa experiência , dá continuidade ao intercâmbio de informações por meio desta Rede.

O conhecimento e documentação de nosso rico patrimônio artístico e cultural não é suficientemente disseminado entre os países das Américas, nem entre outros países ao redor do mundo. Apenas para ilustrar, mencionamos a riqueza do legado deixado pelos povos inca , maia , asteca bem como os sítios arqueológicos, as antigas artes da tecelagem e cerâmica, a história da arquitetura de cidades latino-americanas , bem como a grande quantidade de pintores, ilustradores, escultores , e gravadores que nasceram e foram ativos em cada uma das regiões e países da América Latina. Nós acreditamos que, a longo prazo, devemos organizar um Portal de Arte Latino-americana que tenha como premissas os seguintes objetivos : investigar, reconhecer, coletar, organizar , documentar e difundir o patrimônio artístico da região.

A Rede pretende fazer as conexões entre os profissionais da informação arte da América Latina pois acreditamos que o compartilhamento de conhecimentos contribui para o desenvolvimento integral da sociedade e de seus membros, possibilitando a divulgação da história da arte latino-americana para o mundo todo.

OBJETIVOS 

  • Estabelecer uma rede de informações sobre arte latino-americana.
  • Participar de projetos estabelecidos por museus ou centros de pesquisa filiados à ARLIS /NA e outras instituições similares.
  • Desenvolver projetos específicos em cooperações com outras redes.
  • Promover exposições virtuais entre todas as instituições latino-americanas relacionadas à nossa cultura e com as nossas diferentes coleções (livros, revistas, fotografias, mapas, documentos, entre outros).
  • Promover publicações anuais ou bienais, impressos e / ou e-books voltados para temas latino-americanos específicos relacionados com as artes visuais.
Anúncios

Um comentário em “Sobre o grupo arteLA

  1. Pingback: A internacionalização da Redarte/RJ | Redarte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: